Pages

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DEPOIMENTOS DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A SALA INFORMATIZADA

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

Ariane e Alisson 7ª série
Nosso mundo está se modernizando na tecnologia, e nós alunos precisamos estar atualizados com isso. A sala de informática nos ajuda e muito, colaborando com o nosso aprendizado, aprendendo coisas do passado e do nosso presente. Através da internet, podemos pesquisar tudo, e saber das noticias que ocorrem em nosso mundo.

Mateus e Robson 7ª série.
A sala informatizada nos ajudou muito principalmente por causa das notas. Como a gente não tem computador em casa, é ali na sala uma das maneiras de estarmos pesquisando coisas diferentes, pois a professora Karen, nos ajuda mostrando sites, o que ajuda muito nas nossas pesquisas. Podemos usar a sala no horário normal, ou no outro período, sempre marcando com antecedência, o que é muito bom pra gente, também aprendemos a mexer mais no computador.

Lucas e Alexandra, 3 e 4 ª série.
Gostamos muito da sala de informática, porque ali a gente pode pesquisar pra fazer nossos trabalhos quando a professora pede e também tem um monte de jogo educativo que é muito legal: continhas de matemática, ciências, português, geografia. A gente aprende mais fácil e ainda aprender a mexer no computador.


DEPOIMENTOS DOS PROFESSORES

Daniani Cristina Back, professora de inglês de 5, 6, 7 e 8ª série.

Algum tempo atrás poderíamos ficar surpresos e até mesmo incrédulos quando alguém nos falasse sobre as possíveis e revolucionárias maravilhas da tecnologia. Pois bem, ai estamos no inicio do século XXI e temos a nossa disposição as maiores ferramentas que podemos e devemos aliar ao desenvolvimento da nossa educação, são inúmeras as possibilidades tecnológicas ao nosso alcance desde um simples torpedo via celular até mesmo as conferências por telepresença, atualmente exibida nos meios de comunicação, assim como a globalizada internet. Esses meios podem estar aliados ao desenvolvimento do aluno, desde que o professor esteja atualizado e didaticamente preparado para utilizar cada uma dessas ferramentas podendo assim ter um maior aproveitamento das novas tecnologias. Como professora de inglês, vejo a necessidade dos alunos de conhecerem coisas novas até para se interessarem mais pela matéria, então com a sala informatizada, posso levá-los para fazer uso desta, trabalhando com sites educativos que estão disponíveis ou até mesmo materiais que possuo em casa e que podem ser trabalhados na sala. Por serem alunos do interior, a grande maioria não possui acesso a estas tecnologia, e é ai que é mais notável a importância da sala informatizada: com a ajuda da monitora eles podem fazer pesquisas, navegar em várias páginas da internet, adquirindo muito mais conhecimento e com isso melhorando o desenvolvimento na sala de aula.

Professora Franciane de Souza Beppler, 3ª e 4² série Ensino Fundamental


Trabalho com crianças do 3º e 4 º ano e utilizamos a sala informatizada para complementar os assuntos trabalhados em sala. É muito gratificante ver o rostinho dessas crianças, que muitas vezes não tem acesso à internet em casa, comentarem comigo o que encontraram de novo no conteúdo trabalhado em sala. Com certeza, o uso da sala informatizada contribui bastante com o aprendizado deles. Basta saber usá-la de forma coerente.

Adenira Montibeller, professora de 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental

Sou professora há muitos anos nessa escola, e já acompanhei inúmeras mudanças nelas e o fato de poder estar usando computadores conectados a internet em minhas aulas realmente me encanta. Em minha prática de sala de aula venho tentando aplicar os novos conhecimentos que adquiro. Para mim o que realmente importa é poder estar aprendendo e contribuindo para que meus alunos construam seu conhecimento, pois eles sabem lidar com computadores com maior facilidade e eu tenho maior domínio dos conteúdos que estão sendo estudados. Também muito me emociona o fato de ter alunos que fora da escola não tem acesso às novas tecnologias e aqui em nossa escola estão se familiarizando com elas. Penso que foi de grande valia a contratação de professores para a sala de informática, pois estes podem dedicar-se especificamente nessa área, nos ajudando e nos orientando quando precisamos.

Marli Terezinha Dechering, professora da sala do SAED

A sala de informática é um recurso a mais e contribui muito na nossa prática pedagógica, pois além do aluno poder fazer suas pesquisas, pode estar em contato com outras pessoas, estar informado de muitas coisas que acontece no país e no mundo. É uma oportunidade para transformar essas informações em conhecimentos que irão além dos muros da escola. Como professora da sala do SAED, a sala informatizada, é um dos maiores recursos que temos, pois a riqueza dos jogos, o manuseio do computador auxiliam na coordenação motora, desenvolvimento do raciocínio e memória, além da motivação e alegria que levam a estes alunos saberem que estão sendo incluídos e fazendo algo diferente de sua realidade.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Auto Avaliação


Quando fui chamada para trabalhar como Professora Monitora da Sala Informatizada fiquei um pouco receosa por não saber exatamente do que se tratava, mas também muito feliz por estar fazendo algo novo, que beneficiaria outras pessoas. Não conhecia o Programa Linux, mas me surpreendi com a diversidade de conteúdos existente nele, possuindo várias fontes de pesquisas, jogos educativos, além de ser muito fácil de manuseá-lo. Nossos encontros foram muito produtivos, pois além de conhecer gente nova, era ali que nós tirávamos a maioria de nossas dúvidas e aprendíamos coisas novas para que pudéssemos melhorar e enriquecer mais ainda o nosso trabalho. Meu dia-a-dia na escola é maravilhoso. Tanto professores, quanto alunos procuram bastante a sala informatizada para a realização de pesquisas e aprender novas formas de trabalho. É nítido o desempenho dos alunos na sala de aula, depois que foi implantado o projeto dos computadores na escola; pois muito não tinham acesso as fontes de pesquisa, e hoje eles podem usufruir disso, onde o resultado é cada vez mais eficaz e a vontade de freqüentar a escola também é maior. Sinto-me realizada trabalhando nesta escola, por ver que meu trabalho está sendo reconhecido, tanto por parte dos alunos quando saem satisfeitos por ter concluído algum trabalho e adquirindo mais conhecimento, quanto dos professores, que hoje não possuem mais receio de pedir, ou me perguntar algumas coisas, pois sabem que eu estou ali para ajudá-los no que for necessário. Estou sempre procurando novidades, levando isto ao professor e aos alunos para que possam adquirir novos conhecimentos. Não posso esquecer de deixar claro que nossa função exige muita responsabilidade, pois além de informarmos através de relatórios o que está acontecendo na nossa sala, precisamos também cuidar de todos os equipamentos, mantendo-os sempre funcionando, e é tudo isso que me deixa mais orgulhosa na realização de meu trabalho.

Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?













O computador é um instrumento da tecnologia que vem sendo muito utilizado, através da internet principalmente, nas escolas, ocorrendo transformações dentro desta e proporcionando uma aprendizagem com o uso de outros recursos, alterando assim a prática pedagógica. Este é uma riquíssima fonte de pesquisa, ajudando os professores, oferecendo-lhes muitos recursos didáticos que antes ficava longe das condições de buscar. Encontramos diversos acervos bibliográficos, jogos interativos, sistema de arquivos de atividades, programas educativos. O computador pode contribuir de maneira eficaz para que a escola dê conta do seu papel na sociedade, sendo fonte de estímulo para os alunos e uma ferramenta didática muito útil para o professor.
Sendo assim, o uso do computador nas aulas contribui para uma prática pedagógica mais interessante, mais dinâmica, menos centralizadora. Pois o computador pode ser um recurso que possibilita o aluno: criar, pensar, manipular. O computador não substitui o professor. Ele é apenas um recurso que deve ser utilizado para atingir os objetivos propostos e melhorar a qualidade do ensino. Contribui para a multiplicação de possibilidades de escolha, de interação para os alunos. Contribui para a escola tornando-a mais participativa, menos centralizadora e mais adaptada a cada indivíduo. Ajuda a facilitar o trabalho do professor, pois tanto ele como os alunos têm acesso a mais informações e formas diferentes de aprender/ensinar.

Desfile Civico - 7 de setembro















FANFARRA JOÃO ALBERTO SCHMID













Fanfarras das três escolas tocando juntas!











































Balizas: Djeniffer, Tais, Maiara, Nadieli, Ariane, Grasieli, Dara e Cassiani.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Seja Feliz!


"Hoje se chover, seja feliz com a chuva que molha os campos, varre as ruas e limpa o ar. Se fizer sol, aproveite o calor. Se houver flores em seu jardim, aproveite o perfume. Se tudo estiver seco, aproveite para colocar as mãos na terra, plantar sementes, regá-las e aguardar a floração. Mas, verdadeiramente, a única fonte de felicidade está dentro de nós mesmos e deve ser repartida. Repartir as alegrias é como espalhar perfume sobre os outros. Sempre algumas gotas caem sobre nós. Quando partilhada, a alegria aumenta... Hoje não arrume desculpas.
SEJA FELIZ!"

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

terça-feira, 25 de agosto de 2009

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Folclore Brasileiro

O que é Folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil: Boitatá, Boto, Curupira, Lobisomem, Mãe-D'água, Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça...

Curiosidades:
- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.


Alunos da quarta série pesquisando sobre o Folclore Brasileiro. Professora Franciane.

Grupo de Professores João Alberto Schmid!



Da direita para a esquerda: Jacques, Adenira, Karen,
Franciane, Daniani, Luiz Henrique, Simoni, Gisele, Josi
e Madalena!