Pages

domingo, 21 de junho de 2009

Atividades desenvolvidas na Sala Informatizada!

SAED








Por ser uma escola do interior pouquíssimos alunos têm computador em casa, portanto, não tem contato a ele. O primeiro dia que tiveram acesso a Sala Informatizada foi uma alegria. Todos estavam curiosos, queriam mexer, pesquisar tudo. Na verdade a alegria foi geral tanto para os alunos que estavam tendo uma nova oportunidade de usufruir dessa tecnologia, quanto dos professores que viram uma nova forma de trabalho em sala de aula. E com certeza a minha também, por estar me sentindo útil em poder ajudar no que eles precisassem!

Algumas atividades já começaram a ser realizadas:

  • Apresentação do Google Earth;
  • Pesquisas extra-classes; alunos de outros turnos podem fazer pesquisas frequentemente aumentando o rendimento escolar;
  • Troca de e-mail dos alunos da 7ª e 8ª serie com os próprios alunos da escola e de outras;
  • Site Turma da Mônica: utilizados pelos alunos da 1ª e 2ª série: os alunos ficaram encantados, coloriram desenhos, jogaram, leram as tirinhas... Foi uma aula muito gratificante.

Em nossa escola temos o caso de duas meninas que possuem dificuldades de aprendizagem, e são atendidas por uma professora especializada-SAED. Para o desenvolvimento da coordenação motora e com o objetivo de desenvolver outras potencialidades, a professora as leva para a Sala Informatizada; lá elas praticam digitação no Word e jogos de memória, desenhos, leituras, etc. Nota-se o rápido domínio da máquina, a facilidade que elas encontraram em usá-la e com certeza a gratificação da professora que alcançou um ótimo resultado.

Santorosa (2001) destaca que o cooperativismo e a colaboração propiciados pela informática abrem possibilidades de desenvolvimento cognitivo por meio da comunicação, da linguagem e de dimensões sócio-afetivas. Neste sentido, os alunos com necessidades educacionais especiais realizam a interação mais facilmente com outras pessoas promovendo a inclusão. A informática pode ser para o professor um recurso pedagógico muito importante para o aprendizado do aluno no processo de desenvolvimento social.

A cada dia que passa nota-se a satisfação dos professores por perceberem um maior entusiasmo dos alunos de virem para a escola. O aumento do rendimento escolar e a vontade de descobrir coisas novas pesquisando através da internet, sejam trabalhos que deverão ser entregues em sala de aula ou noticias que circulam no mundo. Infelizmente sempre existem alguns “probleminhas” que acabam dificultando um resultado completo, mas vendo apenas estes pontos positivos que começam a aparecer nos deixa mais do que satisfeitos, deixa-nos felizes e realizados!