Pages

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Desfile Civico - 7 de setembro















FANFARRA JOÃO ALBERTO SCHMID













Fanfarras das três escolas tocando juntas!











































Balizas: Djeniffer, Tais, Maiara, Nadieli, Ariane, Grasieli, Dara e Cassiani.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Seja Feliz!


"Hoje se chover, seja feliz com a chuva que molha os campos, varre as ruas e limpa o ar. Se fizer sol, aproveite o calor. Se houver flores em seu jardim, aproveite o perfume. Se tudo estiver seco, aproveite para colocar as mãos na terra, plantar sementes, regá-las e aguardar a floração. Mas, verdadeiramente, a única fonte de felicidade está dentro de nós mesmos e deve ser repartida. Repartir as alegrias é como espalhar perfume sobre os outros. Sempre algumas gotas caem sobre nós. Quando partilhada, a alegria aumenta... Hoje não arrume desculpas.
SEJA FELIZ!"

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

terça-feira, 25 de agosto de 2009

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Folclore Brasileiro

O que é Folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil: Boitatá, Boto, Curupira, Lobisomem, Mãe-D'água, Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça...

Curiosidades:
- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.


Alunos da quarta série pesquisando sobre o Folclore Brasileiro. Professora Franciane.

Grupo de Professores João Alberto Schmid!



Da direita para a esquerda: Jacques, Adenira, Karen,
Franciane, Daniani, Luiz Henrique, Simoni, Gisele, Josi
e Madalena!

domingo, 21 de junho de 2009

Atividades desenvolvidas na Sala Informatizada!

SAED








Por ser uma escola do interior pouquíssimos alunos têm computador em casa, portanto, não tem contato a ele. O primeiro dia que tiveram acesso a Sala Informatizada foi uma alegria. Todos estavam curiosos, queriam mexer, pesquisar tudo. Na verdade a alegria foi geral tanto para os alunos que estavam tendo uma nova oportunidade de usufruir dessa tecnologia, quanto dos professores que viram uma nova forma de trabalho em sala de aula. E com certeza a minha também, por estar me sentindo útil em poder ajudar no que eles precisassem!

Algumas atividades já começaram a ser realizadas:

  • Apresentação do Google Earth;
  • Pesquisas extra-classes; alunos de outros turnos podem fazer pesquisas frequentemente aumentando o rendimento escolar;
  • Troca de e-mail dos alunos da 7ª e 8ª serie com os próprios alunos da escola e de outras;
  • Site Turma da Mônica: utilizados pelos alunos da 1ª e 2ª série: os alunos ficaram encantados, coloriram desenhos, jogaram, leram as tirinhas... Foi uma aula muito gratificante.

Em nossa escola temos o caso de duas meninas que possuem dificuldades de aprendizagem, e são atendidas por uma professora especializada-SAED. Para o desenvolvimento da coordenação motora e com o objetivo de desenvolver outras potencialidades, a professora as leva para a Sala Informatizada; lá elas praticam digitação no Word e jogos de memória, desenhos, leituras, etc. Nota-se o rápido domínio da máquina, a facilidade que elas encontraram em usá-la e com certeza a gratificação da professora que alcançou um ótimo resultado.

Santorosa (2001) destaca que o cooperativismo e a colaboração propiciados pela informática abrem possibilidades de desenvolvimento cognitivo por meio da comunicação, da linguagem e de dimensões sócio-afetivas. Neste sentido, os alunos com necessidades educacionais especiais realizam a interação mais facilmente com outras pessoas promovendo a inclusão. A informática pode ser para o professor um recurso pedagógico muito importante para o aprendizado do aluno no processo de desenvolvimento social.

A cada dia que passa nota-se a satisfação dos professores por perceberem um maior entusiasmo dos alunos de virem para a escola. O aumento do rendimento escolar e a vontade de descobrir coisas novas pesquisando através da internet, sejam trabalhos que deverão ser entregues em sala de aula ou noticias que circulam no mundo. Infelizmente sempre existem alguns “probleminhas” que acabam dificultando um resultado completo, mas vendo apenas estes pontos positivos que começam a aparecer nos deixa mais do que satisfeitos, deixa-nos felizes e realizados!





segunda-feira, 15 de junho de 2009

João Alberto Schmid















A "Escola de Ensino Fundamental João Alberto Schmid" é uma escola rural que se localiza na comunidade do Campestre, município de Vidal Ramos, atendendo cerca de 170 alunos de Pré (pertencente ao município) a 8ª série. É uma escola maravilhosa formada por uma equipe super competente, pais, alunos, professores, dispostos a ajudar no que for preciso tudo em beneficio da escola.












quarta-feira, 10 de junho de 2009

Reflexãoo



Fui criado com principios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoriades. Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro ou da cidade... tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror... Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Po r tudo o que Meus netos um dia enfrentarão. Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dividas em dia é ser tonto... Anistia para corruptos e sonegadores.... O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser... Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo? Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “temos que estar ao nível de....”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER”e definitivamente bela, como cada amanhecer. E viva o retorno da verdadeira vida, simples, como a chuva, limpa como o céu de primavera, leve como a brisa da manha! Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Vamos voltar a ser “gente”, onde existam o amor, solidariedade e fraternidade como bases. A indignação diante da falta de ética, de moral, de respeito.... Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe? .... Precisamos tentar.... Quem sabe começando a encaminhar ou transmitindo essa mensagem... Nossos futuros filhos merecem e nossos futuros netos certamente nos agradecerão!

Arnaldo Jabor.