terça-feira, 8 de setembro de 2009
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Seja Feliz!
"Hoje se chover, seja feliz com a chuva que molha os campos, varre as ruas e limpa o ar. Se fizer sol, aproveite o calor. Se houver flores em seu jardim, aproveite o perfume. Se tudo estiver seco, aproveite para colocar as mãos na terra, plantar sementes, regá-las e aguardar a floração. Mas, verdadeiramente, a única fonte de felicidade está dentro de nós mesmos e deve ser repartida. Repartir as alegrias é como espalhar perfume sobre os outros. Sempre algumas gotas caem sobre nós. Quando partilhada, a alegria aumenta... Hoje não arrume desculpas.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
terça-feira, 25 de agosto de 2009
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Folclore Brasileiro
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil: Boitatá, Boto, Curupira, Lobisomem, Mãe-D'água, Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça...
Curiosidades:
- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.
Alunos da quarta série pesquisando sobre o Folclore Brasileiro. Professora Franciane.



Grupo de Professores João Alberto Schmid!
domingo, 21 de junho de 2009
Atividades desenvolvidas na Sala Informatizada!



Por ser uma escola do interior pouquíssimos alunos têm computador em casa, portanto, não tem contato a ele. O primeiro dia que tiveram acesso a Sala Informatizada foi uma alegria. Todos estavam curiosos, queriam mexer, pesquisar tudo. Na verdade a alegria foi geral tanto para os alunos que estavam tendo uma nova oportunidade de usufruir dessa tecnologia, quanto dos professores que viram uma nova forma de trabalho em sala de aula. E com certeza a minha também, por estar me sentindo útil em poder ajudar no que eles precisassem!
Algumas atividades já começaram a ser realizadas:
- Apresentação do Google Earth;
- Pesquisas extra-classes; alunos de outros turnos podem fazer pesquisas frequentemente aumentando o rendimento escolar;
- Troca de e-mail dos alunos da 7ª e 8ª serie com os próprios alunos da escola e de outras;
- Site Turma da Mônica: utilizados pelos alunos da 1ª e 2ª série: os alunos ficaram encantados, coloriram desenhos, jogaram, leram as tirinhas... Foi uma aula muito gratificante.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
João Alberto Schmid

A "Escola de Ensino Fundamental João Alberto Schmid" é uma escola rural que se localiza na comunidade do Campestre, município de Vidal Ramos, atendendo cerca de 170 alunos de Pré (pertencente ao município) a 8ª série. É uma escola maravilhosa formada por uma equipe super competente, pais, alunos, professores, dispostos a ajudar no que for preciso tudo em beneficio da escola.


quarta-feira, 10 de junho de 2009
Reflexãoo

Arnaldo Jabor.




















